
LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Audiovisual

PESQUISADORES

Ana Paula Veras Camurça Vieira
Pesquisadora e realizadora. Graduada em Cinema e Audiovisual e mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista PIBIC - Funcap 2015-2016 do projeto de pesquisa e intervenção Coletivo AudioVisual do Titanzinho, no PPGArtes ICAUFC. Participou do projeto de exposição Ocupações (2015) e realizou a intervenção audiovisual VENDO MAR (2016). Participou do 1º Júri de Estudantes de Audiovisual da Semana dos Realizadores. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem "Rota Borboleta" (2017) e o episódio "Constituição Coreográfica Criminosa", da temporada-piloto da série televisiva ARTES DE PROA. Realizou o curta-metragem Mar Absoluto (2016), através da convocatória "Fortaleza Presente Passado" e a video-instalação "Zona" (2018), integrante do 14° Salão Nacional de Artes de Itajaí. Atualmente, é integrante do LAMUR - Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0120413891974344
e-mail: anapaulav.21@gmail.com

Beatriz Furtado - Coordenadora
Pesquisadora da área das imagens em movimento. É professora dos cursos de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual, do Instituto de Cultura e Artes da UFC. Realiza pequenos trabalhos e algumas curadorias com obras fílmicas. Realizou pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea, Universidade Paris III- Sorbonne-Nouvelle, 2011/2012, com bolsa Capes. Doutorado em Sociologia, pela UFC, com bolsa-estágio, Capes, em Filosofia, na Universidade de Lisboa, Portugal, com tese "Imagens que Resistem - O Intensivo no cinema de Aleksander Sokurov". Mestrado em Comunicação, pela Universidade Autonoma de Barcelona-UAB, Espanha, sobre "Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana". Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do curso de extensão da Escola Pública do Audiovisual, da Prefeitura de Fortaleza. Coordena o LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. É autora dos livros "Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana" (Relume-Dumará), "Cidade Anônima" (Hedra) e " Imagens que Resistem" (Intermeios). Organizou os dois volumes do livro "Imagem Contemporanea" (Hedra, 2009). Junto com Daniel Lins, organizou o livro "Fazendo Rizoma"(Hedra, 2008), e com Philippe Dubois, o livro "Pós-Fotografia, Pós-Cinema", pelas Edições Sesc, em 2019. Tem capítulos de livros publicados em "Deleuze-Cinema", organizado por André Parente, "A Sobrevivência das Imagens", organizado Alessandra Brandão e Ramayna Lira de Sousa, e "Narrativas Sensoriais", organizado por Osmar Gonçalves. Dirigiu "Catadores", "Cidade Anônima", "Passeio", "Caixa Escura para fazer Imagens de Som ", "Extermínio", "Um Leito Suave para meu Pai" e "Trabalhos N.1". Curou as exposições: "Cinema de Pequenos Gestos (des)narrativos" (CCBNB), "Imagens à Superfície"(MAUC/UFC), "Embaralhando os planos: o cinema de Leonardo Mouramateus" (SemTítuloArte), "O fazer cinemas das artes visuais" (CCBNB) e do "Salão de Abril Sequestrado". Fez Residência de Pesquisa no Macba - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Organizou o I e o III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea e o Simpósio Internacional Pós-Fotografia, Pós-Cinema, o Devir das Imagens Contemporâneas da Arte. Fez curadorias para a Bienal de Par em Par, Festival Internacional Cine Ceará, Noia - Festival Universitário, Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, em 2017 e 2018. Integrou o Juri da Mostra de Tiradentes, do Curta Belo Horizonte e do CachoeiraDoc.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4063502391331604.
e-mail: sylviabeatrizbezerrafurtado@gmail.com

Cristiana Parente
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade (1989) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1994). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Cinema e Audiovisual, Computação Gráfica, Artes Visuais, Mídias Digitais, Computação Gráfica, Design Gráfico e Digital, Tecnologia Assistiva e Publicidade digital. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área da captura de movimento para computação gráfica e mídias digitais, games, processos de gestão em produção audiovisual e ferramentas de gestão de acervos audiovisuais. Foi Produtora e artista, desde 1978, nas áreas do cinema, audiovisual, teatro, dança, artes visuais e novas tecnologias. Foi coordenadora do curso de Comunicação Social/Publicidade na Universidade de Fortaleza, foi coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, e atualmente leciona e pesquisa no curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, na qual foi concursada em 2009/2010. Na área pública, ocupou vários cargos. Entre eles, foi coordenadora de Projetos e Eventos na Fundação Cinema Brasileiro (FCB), uma das coordenadoras de projeto do Núcleo de Audiovisual na gestão da Violeta Arraes como Secretária da Cultura do Estado do Ceará, foi diretora do Departamento de Arte e Cultura na gestão do Paulo Linhares, também na Secult, e logo após foi nomeada Diretora do MIS - CE (Museu da Imagem e do Som) e coordenadora da film commission do Ceará (Bureau de Cinema e vídeo do Ceará). Na gestão de Claudia Leitão, foi Diretora-Presidente do Centro Dragão do Mar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8646080326600995
e-mail: parentecristiana@gmail.com

Helosa Araújo
Helosa Araújo é estudante de doutorado (PPGCOM-UFC) com bolsa CAPES, orientanda da professora Beatriz Furtado. Pesquisa cinema de mulheres negras e indígenas como produção de memória e conhecimento a partir de suas ausências históricas nas produções de imagens. Palavras-chave: memória-corpo; memória-territorio; cinema; fotografia; contracolonialidade.
Autores: Nego Bispo, Ariela Azoulay, Tina Campt e Walter Benjamin.

Leonardo Mont’alverne Câmara
Pesquisador e realizador audiovisual, é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na UFC e integrou a quarta turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Coordenou o projeto de formação audiovisual Cinema no Brejo, realizado na região rural do Maciço de Baturité, interior do Ceará. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3114175610870046
e-mail: leonardomontalvernec@gmail.com

Natália Maia
Mestranda na linha de Fotografia e Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2008-2012). Desenvolve trabalhos nas áreas de roteiro, direção cinematográfica, literatura, jornalismo e ilustração. Em 2014, desenvolveu o projeto de série televisiva "Os Herdeiros" no Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, do qual participou como bolsista com desenvolvimento de projetos em 2013 e 2018. Em 2016, integrou o Núcleo de roteiros cearenses da produtora Tardo Filmes, selecionado pelo Programa Brasil de Todas as Telas, da Agência Nacional do Cinema (Ancine). É uma das criadoras e diretora-geral da série "Lana & Carol" (Canal Futural), contemplada pelo edital de TVs Públicas (edital do PRODAV 09), ganhador de menção honrosa no concurso de pilotos de séries de TV do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA). É uma das roteiristas do longa-metragem Pacarrete, dirigido por Allan Deberton, contemplado pelo edital Longa BO Ficção. Atualmente, está produzindo dois curtas-metragens documentais: "Fortaleza Liberta" contemplado pelo edital de Cinema e Vídeo 2016 da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e o documentário "Muxarabi" contemplado pelo Edital das Artes 2018 da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza (Secultfor).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3279453094046130
e-mail: nataliamendesmaia@gmail.com

Rúbia Mércia Medeiros
Realizadora, pesquisadora, curadora e educadora audiovisual, desenvolve pesquisa em formação artística no audiovisual. Doutoranda no Programa de Pós- Comunicação do Instituto de Cultura e Artes, da UFC - linha de pesquisa fotografia e audiovisual com pesquisa “Gesto, corpo e cena: experiência de formação do cinema realizado por mulheres”. Integrante do grupo de pesquisa LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. Mestre em Comunicação através do programa PósEco (UFRJ) dentro da linha de pesquisa Tecnologia e Estética da Comunicação. Tem atuado com projetos na área de cinema e educação, e em centros de formação livres e curadoria de mostras. Faz parte da equipe de coordenação do Projeto Cinema no Brejo: laboratório rural de formação e experimentação audiovisual. Faz parte da equipe do projeto DocSertão-Quixeramobim, onde é coordenadora do programa Formação de Formadores, e também ministra aulas de dispositivos de criação e narrativas no Assentamento do MST- sertão central. Realiza trabalhos como curadora, júri, ministrando oficinas sobre cineclubismo e organização de mostras. Tem trabalhado com realização audiovisual com ênfase no documentário, arquivos móveis/novas mídias, história e memória, filmes caseiros, filmes-carta e produções contemporâneas (ficção, documentário e expressões contemporâneas). Faz parte do coletivo/produtora CaraTapa, um grupo de mulheres artistas que desenvolve trabalhos em cinema com intercâmbio de outras linguagens artísticas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6421858965915683
email: rubiamercia@gmail.com

Samuel Macêdo
Doutor em Comunicação (Linha 01 - Fotografia e Audiovisual) pelo PPGCOM da Universidade Federal do Ceará. Dentro da UFC integra o LEEA (Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual). Atualmente é professor substituto do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Setor de Estudo: Formação Estético/Artístico Teoria da Arte. Foi professor substituto do curso de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia, dentro da UFBA integrou o NuCus (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades) e o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos-IHAC. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (Campus do Cariri). Pesquisador com experiência em textos, projetos e produtos nas áreas de: cinema e audiovisual; fotografia; artes contemporâneas; comunicação; mídias digitais; ativismos e teoria queer; estudos decoloniais; cultura; território. http://lattes.cnpq.br/7729038643271850

Thereza Cristina Rocha Cardoso
Pesquisadora de dança, diretora e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formada em teatro pela CAL - Casa das Artes de Laranjeiras e em dança pela atual Escola e Faculdade Angel Vianna. Professora dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC - Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de estudos Dramaturgia: o que quer e o que pode o corpo?, uma parceria com o Porto Iracema das Artes (escola de formação e criação do Ceará). Coautora de Máquina de Dançar, com temporadas no SESC Pompeia/SP (2016) e Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/RJ (2015), selecionado como um dos 10 melhores espetáculos de dança do ano pelo jornal O Globo. Dramaturgista e diretora de 3 Mulheres e um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, com temporada no Espaço SESC/RJ (2010), projeto agraciado com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna. Ambos os projetos criados em parceria com a intérprete-criadora Maria Alice Poppe. Estreou Paisagem Nua, criado em parceria com Joelson Gusson, no Espaço SESC/RJ, em 2011, espetáculo que cumpriu uma segunda temporada no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, em 2012. Foi professora-assistente dos cursos de graduação em teatro e em dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - UniverCidade até 2010, onde concebeu e coordenou o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Avançados da Dança Contemporânea: coreografia e pesquisa. Foi professora substituta do setor de Dança e Filosofia do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e do setor de Dança do Instituto de Artes da UERJ. Foi Diretora da Divisão de Dança do Instituto Municipal de Arte e Cultura - RIOARTE da Prefeitura do Rio. Autora dos livros O que é dança contemporânea? (Conexões Criativas, 2016), projeto agraciado com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna e o RUMOS Itaú Cultural, e Diálogo|Dança (SENAC, 2012), esse em parceria com Márcia Tiburi. Atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança e filosofia, dramaturgias do corpo, corpo e linguagem, filosofia da arte.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9450346202377323
e-mail: thereza-rocha@hotmail.com

Érico Oliveira de Araújo Lima
Pesquisador em Artes, Cinema e Audiovisual. Atualmente é professor substituto no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, onde também integra a equipe de pesquisa do LEEA. Tem doutorado pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de estudos do Cinema e do Audiovisual, e pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em Estudos cinematográficos e audiovisuais, tendo integrado as equipes de pesquisa do Lira (Paris 3) e do Kumã (UFF). Realizou programação de Mostras na Vila das Artes, em Fortaleza: “Dramaturgias do Comum no Cinema Contemporâneo” (2015), “Adolfo Arrieta e o Deslumbre do Real” (2016 – junto a Jorge Polo e Petrus de Bairros), “Formas Abertas e os Tempos das Colheitas” (2017 – junto a Elena Meirelles, Lívia de Paiva, Jorge Polo, Polly Di e Yuri Firmeza). Com Ticiana Lima, Luciana Vieira, Isabel Coelho e Janaina de Paula, organizou o curso modular “O cinema e a experiência de vizinhança”, no Centro Cultural Bom Jardim. Junto a Clara Bastos, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus, organizou o seminário e a publicação “O trabalho das ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”. Compôs a Coordenação Pedagógica do Curso de Jornalismo para Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Jornalismo da Terra – UFC/Pronera).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0697826970241904

Beatriz Costa Barreto
Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e atualmente mestranda no Programa de Pós-Gradução em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa sobre Fotografia e Audiovisual. Pesquisa as questões que atravessam o cinema, a imagem, a história e a memória.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2309545269996210
e-mail: biaacostabarreto@gmail.com

Breno Almeida Brito Reis
Doutorando em Comunicação Social (Fotografia e Audiovisual) na Universidade Federal do Ceará. Pesquisando as cenas do nomadismo no cinema contemporâneo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1275231083483247
e-mail: babreis@gmail.com

Daniel da Silva Araújo
Pesquisador nas áreas de Cinema, Audiovisual e Artes do Vídeo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Linha 1 - Fotografia e Audiovisual) da Universidade Federal do Ceará com investigação sobre o fenômeno do deslocamento no cinema brasileiro contemporâneo. É especialista em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário 7 de Setembro e Integrou a terceira Turma do Curso de Realização em Audiovisual, iniciativa ofertada pela Escola Pública de Audiovisual - Vila das Artes. É membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), tendo atuado nos júris de festivais regionais, nacionais e internacionais de cinema. Colabora como debatedor e jurado em mostras com interface entre cinema, arte e educação. Ministra cursos, oficinas e palestras nas áreas da crítica de cinema e análise fílmica, história, teoria e linguagem cinematográfica. Entre 2018 a 2019 integrou o Grupo de Pesquisa sobre a Imagem (IMG) vinculado à Universidade de Fortaleza (Unifor). Sob coordenação do professor doutor, Henrique Codato (In memorian), desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: Modulações do Olhar: Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo" e Motivos visuais no cinema: remodulando olhares para reconstruir sentidos. Também integra o Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual (LEEA) vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de colaborar como pesquisador na Equipe Editorial da Revista Interamericana de Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. É fundador e autor do site Um Filme ou Dois, especializado em crítica de cinema. Atualmente colabora como revisor de conteúdo para o canal do You Tube "Uma Mulher com Uma Câmera. Como realizador audiovisual, participou dos curtas metragens "O Por-do-Sol Existe" e "Talvez Fulana" (2014), sob orientação de Ythallo Rodrigues e Euzébio Zloccowick. Realizou a instalação sonora "Escutas" (2015) e participou da instalação "Lobo Temporal" (2016).

Janaina Braga de Paula
Jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação (linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual), pela Universidade Federal do Ceará (2011-2013), com especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos (2009) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1999). Integrou a equipe de organização de três seminários internacionais, dentre os quais o I Encontro Internacional de Imagem Contemporânea (http://www.eiic.ufc.br/2009). É do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual que é responsável pela organização de grupos de pesquisa e atividades como seminários, mostras de cinema, exposições fílmicas etc. Nas artes visuais, fez parte em 2019 da equipe de curadores da Exposição Nomes, que aconteceu no Sobrado Dr. José Lourenço. Dividiu com Beatriz Furtado a curadoria de duas exposições em 2017: "O fazer cinema das artes visuais: performances fílmicas" (CCBNB) e "Embaralhando os planos: o cinema de Mouramateus" (S/T Arte). Na comunicação, foi repórter do caderno de cultura do Jornal O POVO, Vida & Arte; fez parte da equipe de professores do Alpendre; coordenou a produção do Programa de TV da UFC e teve diversas atuações na comunicação vinculadas a defesa de direitos (Ministério Público e Ongs como CEDECA). Coordenou as publicações da FUNCET - Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, nos anos de 2005 e 2006. Atualmente é assessora de comunicação do Colégio Santa Cecília e até 2019 fez parte da curadoria da Sem Título Arte.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3896264276745786
e-mail: janainabpaula@gmail.com

Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Professora do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, onde desenvolveu a tese "Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman". Faz parte do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. Foi uma das curadoras da mostra Imagens para a liberdade - Retrospectiva Orlando Bomfim, netto, do Cineclube Sorpasso e do Festcurtasbh, no qual colaborou por 3 anos. Integrou o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, da UFMG, onde atuou também na produção e edição da revista Devires – Cinema e Humanidades.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1329886287406570
email: inesdieuzeide@ufc.br

Raiane Ferreira
Realizadora audiovisual, montadora, pesquisadora nas áreas de Cinema, Audiovisual e Artes do Vídeo, e crítica de cinema. Graduada e especialista em Cinema e Audiovisual e mestranda em Comunicação na linha de estudos de Cinema. Foi componente de vários Júris, como foi integrante do júri Luzes da cidade no festival Primeiro plano 2020, foi componente do Júri da crítica da 32ª edição do Cine Ceará e integrou o júri da crítica no 18º For Rainbow em 2024. Dirigiu o documentário ‘Amor com cheiro de naftalina’ e a ficção ‘Náusea’ que participou de festivais e mostras nacionais. Dirigiu, roteirizou e montou o curta ‘A Fome que Devora o Coração’ (2020), projeto composto por equipe 100% feminina e que compôs a seleção oficial de festivais internacionais, nacionais e regionais. Atualmente é presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É a criadora do blog e canal do Youtube ‘Uma Mulher Com Uma Câmera’, que visa refletir sobre as mulheres no cinema, tanto na frente, quanto atrás da câmera. Seus interesses atuais estão em pensar o cinema de mulheres e o corpo no cinema, refletindo sobre construções estéticas e narrativas que abordam um posicionamento consciente a partir do seguinte vetor: a experiência do filme em convergência com um pensamento sobre a dinâmica da corporeidade nas artes contemporâneas.

Samuel Brasileiro
Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Linha 1 - Fotografia e Audiovisual) da Universidade Federal do Ceará. tem desenvolvido trabalhos nas áreas de direção, roteiro e montagem cinematográfica, além de ministrar cursos de cinema em diferentes instituições como CUCA, CCBJ, Porto Iracema das Artes e Sesc-Parnaíba. Próxima Parada (2011) foi seu primeiro curta-metragem e ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem Nordestino no Festival Noia de Cinema Universitário. Em 2013 realizou o curta-metragem Lição de Esqui, ganhador do prêmio de Melhor Curta-metragem de Ficção no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, menção honrosa na mostra Novos Rumos do Festival do Rio e melhor montagem no Festival Janela Internacional de Recife. É um dos diretores e roteiristas do longa-metragem coletivo O Animal Sonhado (2015), que teve a sua estreia na Mostra Aurora do Festival de Tiradentes. Em 2015, estreou seu curta-metragem Biquini Paraíso, co-roteirizado com Natália Maia, no Festival de Vitória. É criador e diretor, junto de Natália Maia, da série Os Herdeiros, que já possui o episódio piloto realizado e os seguintes financiados pelo Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em 2016, foi curador das mostras Cinema em Trânsito e Eddie Saeta: Cinema Feito com Coração. Criou a série Lana & Carol (Tv Brasil), contemplada pelo Edital de Tvs Públicas onde assina a criação, roteiro e direção geral do projeto. É co-roteirista do longa-metragem Pacarrete, direção de Allan Deberton, contemplado pelo edital Longa BO Ficção, realizado em 2018 e ganhador do Festival de Gramado em 2019. É curador do Cine Caolho, cineclube voltado para cinema cearense que ocorre no Cinema do Dragão. Foi coordenador da turma de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim em 2018.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4567573654079824
e-mail: samuelmbrasileiro@gmail.com

Shirley Martins
Doutoranda na área de Estudos Cinematográficos e Audiovisuais da Escola Doutoral Letras, Línguas, Linguística e Artes (3LA), da Université Lumière Lyon 2, com bolsa do programa de Doutorado Pleno no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008), especialização em Cinema pela École Supérieure d?Audiovisuel ? ESAV, Université de Toulouse Le Mirail ? UTM II (1998), graduação em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo, pela UFPB (1996), graduação no Curso Regular, especialidade Montagem, pela Escuela Internacional de Cine y Televisión - EICTV (1995). Desde 2010, é professora do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte ? ICA, Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de Cinema e Vídeo, com ênfase em Som e Edição/Montagem, e na área de Comunicação, com ênfase em Direção de Programas de TV e em Roteiro e Direção de Videoaulas. Atua principalmente nos seguintes temas: som, edição/montagem, documentário, ficção. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2274373562811801

Yuri Firmeza
Professor do curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará onde é integrante do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. Doutorando em Arte Multimédia pela Universidade de Lisboa e membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes). Organizou, conjuntamente com Clara Bastos, Leonardo Mouramateus e Érico Araújo Lima, o seminário e a publicação “O trabalho das ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”. Participou de festivais de cinema e exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, entre as quais a 31ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo, 14th Biennale Jogja: Stage of Hopelessness – Yogyakarta/Indonesia; 21st Videoex – International Experimental Film & Video Festival Zurich/ Switzerland; 64th e 62nd International Short Film Festival Oberhausen/Germany, 11ª Bienal do Mercosul e a exposição individual Turvações Estratigráficas, no Museu de Arte do Rio.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4994346414874041
e-mail: yurifirmeza@gmail.com
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